A. Menarini Industrie Farmaceutiche Riunite Srl
Via Sette Santi 1/3 50131 Firenze Italia
Tel. 055 56801 (chamada para a rede fixa nacional) - Fax 055 582771 (chamada para a rede fixa nacional)
C.F./Iscr.Reg.Imp. FI 00395270481 Iscr. REA FI 7874 - P.IVA 00395270481
Próstata
Esta secção é dedicada à próstata. A próstata é um órgão exclusivamente masculino, que contribui para a função urinária e sexual.
Conhecer bem os aspetos anatómicos e as funções da próstata irá facilitar a compreensão da origem de alguns distúrbios urinários que podem afetar os homens. Estes distúrbios urinários podem, de facto, manifestar-se de diferentes formas (sintomas urinários irritativos e sintomas urinários obstrutivos), que também podem ser indicativos do nível de gravidade dos próprios distúrbios urinários, envolvendo a próstata.
Estes distúrbios urinários podem, por vezes, ser associados a distúrbios sexuais. E, neste ponto, fica claro que as coisas se complicam… Em qualquer caso, além da gravidade dos próprios sintomas urinários, sabemos que eles podem piorar significativamente a qualidade de vida da pessoa afetada. Portanto, é importante reconhecer prontamente que “algo está errado”, para discuti-lo o mais rápido possível com o seu médico.
Como é a próstata e como funciona
A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino (órgão sexual secundário) e contribui para várias funções, incluindo a função urinária. Em forma e tamanho, a próstata assemelha-se a uma castanha (pesa cerca de 20 gramas). Localiza-se logo abaixo da bexiga e em frente ao reto (parte terminal do intestino) e envolve o primeiro trato da uretra, o ducto que transporta a urina da bexiga para fora.
...continuaSintomas urinários que não devem ser negligenciados
A próstata é considerada um órgão sexual secundário: tem uma função importante na produção de fluído seminal, fornecendo substâncias essenciais para a vitalidade dos espermatozóides. É portanto natural que, tal como todo o sistema reprodutor, com o avançar da idade, a próstata sofra certas alterações que são, na sua maioria, absolutamente fisiológicas (como a tendência para aumentar o volume da próstata, após os 45-50 anos).
...continua