A Sociedade Italiana de Urologia (SIU) compilou os principais conselhos para manter o sistema urinário saudável em 10 regras simples, as “Regras SIU” que enumeramos a seguir.
1. BEBER REGULARMENTE UMA QUANTIDADE ADEQUADA DE ÁGUA
Beba pelo menos 1,5 litros de água, com intervalos regulares ao longo do dia. Melhor uma água oligomineral leve, com baixo teor de sódio e diurética, que facilita a função renal, permitindo a eliminação de resíduos e excesso de líquidos.
2. SEGUIR UM REGIME ALIMENTAR SAUDÁVEL
Limitar o consumo de gorduras animais, cerveja, enchidos, especiarias, pimenta, malagueta, álcool (incluindo vinho e cerveja) e café.
Os alimentos que contêm antioxidantes como a vitamina A (por exemplo: cenouras, damascos, espinafres, brócolos, tomate), vitamina C (groselhas, kiwis, citrinos, morangos, mirtilos, couve-flor, pimentos), vitamina E (por exemplo, azeite, óleos vegetais, gérmen de trigo), selénio (carne, nozes, gema de ovo), zinco (carne vermelha, nozes, fígado) são bons.
3. PRESTAR ATENÇÃO À FORMA E AO DESENVOLVIMENTO DO APARELHO GENITAL DA CRIANÇA
Verifique se não existem anomalias no desenvolvimento dos órgãos genitais da criança. Por exemplo, verifique se o seu recém-nascido tem os testículos no lugar e a glande descoberta.
4. REALIZAR UM EXAME UROLÓGICO EM VÁRIAS FASES DA VIDA
Fazer check-ups na puberdade, idade adulta e velhice. Tomemos o mundo das mulheres como exemplo: a prevenção é feita em todas as idades.
5. TENHA ATENÇÃO À FREQUÊNCIA COM QUE URINA E SE SENTE ARDOR
O aumento da frequência urinária e do ardor podem ser os primeiros sinais de distúrbios da bexiga e próstata. Qualquer problema urinário persistente deve ser reportado ao seu médico assistente.
6. PRESTE ATENÇÃO À SUA FERTILIDADE
No caso de infertilidade do casal, em 50% dos casos o problema está relacionado com o sexo masculino. Por conseguinte, pode ser adequado realizar um exame do sémen em antecipação da gravidez. As alterações podem destacar problemas que podem ser resolvidos se forem abordados a tempo.
7. PRESTAR ATENÇÃO A QUALQUER FUGA DE URINA NÃO INTENCIONAL
Perdas involuntárias de urina (incontinência), mesmo que mínimas, são um sintoma que não deve ser ignorado. Procure aconselhamento médico e esteja atento às circunstâncias dos episódios de incontinência urinária, por exemplo, se apareceu sob stress ou em repouso.
8. PRESTAR ATENÇÃO À PRESENÇA DE SANGUE NA URINA
Consulte sempre o seu médico se a sua urina estiver avermelhada. Mesmo um único episódio de sangue na urina (termo médico: hematúria) pode ser um sintoma precoce de doenças graves do sistema urogenital.
9. CONSULTAR O MÉDICO PARA FAZER ANÁLISES AO SANGUE
Após os 50 anos, pode ser aconselhável fazer uma análise ao sangue pelo menos uma vez por ano. O seu médico pode pedir-lhe que verifique o seu PSA e/ou testosterona. O PSA é um marcador específico da próstata útil para a deteção precoce de inflamação anormal e/ou aumento da próstata. A testosterona (a principal hormona masculina) pode orientar a avaliação sobre suspeitas de distúrbios sexuais.
10. MANTER A SUA VIDA SEXUAL SAUDÁVEL EM TODAS AS IDADES
Tentar manter uma vida sexual saudável é um conselho para todas as idades. Mesmo na velhice, a atividade sexual regular pode ajudar a manter um bom equilíbrio psicofísico.