O que fazer se co-existirem sintomas urinários e distúrbios sexuais
Quando ocorrem distúrbios sexuais é sempre aconselhável consultar um especialista (urologista ou andrologista) para um diagnóstico correto e para um tratamento adequado. No entanto, se os distúrbios sexuais ocorrem em conjunto com sintomas urinários (LUTS, Lower Urinary Tract Symptoms), é aconselhável tratar primeiro os distúrbios urinários, pois a sua resolução pode ajudar a resolver ou a melhorar os distúrbios sexuais associados.
Para melhor compreender o problema e a sua gestão, não deve haver hesitação em comunicar ambos os tipos de perturbações (urinárias e sexuais) ao médico.
Relação e importância do diálogo
É importante falar com o seu parceiro, pois a ausência de diálogo sempre agrava os problemas do casal. Deve ter em mente que, enquanto os transtornos sexuais podem ser um problema que afeta a virilidade de um homem e a sua auto-estima, o impacto sobre uma mulher também não é insignificante. A mulher pode, de facto, interpretar o afastamento do parceiro como falta de interesse ou cansaço da relação, especialmente se ela durar há vários anos. Ambos podem experimentar sentimentos negativos que podem prejudicar a saúde do casal.