Os sintomas urinários, LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms), afetam a qualidade de vida porque, além do problema físico, podem ser acompanhados de desconforto psicológico, com um nível de constrangimento que pode variar de indivíduo para indivíduo. Os sintomas urinários podem, portanto, levar a renúncias e limitações, mesmo nas relações sociais.
a qualidade do sono é prejudicada e, consequentemente, afeta o desempenho no trabalho
constrangimento em situações de trabalho social
frustração na vida do casal e diminuição da líbido
Os sintomas urinários mais incomodativos
Os sintomas urinários mais incomodativos são a urgência de urinar e o gotejamento pós-miccional (gotejamento prolongado do jato urinário após esvaziamento da bexiga). É fácil imaginar porquê. Se uma pessoa está a viajar ou com amigos fora de casa, pode sentir-se desconfortável devido à necessidade de usar frequentemente as casas de banho e ficar lá mais tempo; por esta razão, algumas pessoas desistem de viagens mais longas ou demoradas ou de andar em meios de transporte em que é difícil parar (por exemplo, de autocarro). Além do sintoma em si, há também desconforto e constrangimento para com colegas, amigos, familiares ou parceiros.
Se os sintomas se manifestam à noite (noctúria)
A noctúria (necessidade de urinar à noite) envolve sonolência diurna e exaustão, dificuldades de concentração e memória, que podem ter um impacto negativo no desempenho no trabalho; além disso, pode desencadear mal-estar relacionado com a perturbação do sono do parceiro.
Os problemas do avanço da idade
Num homem de meia-idade, o aparecimento de sintomas urinários geralmente sugere um problema de próstata. Em mulheres, especialmente após a menopausa, os sintomas urinários são mais frequentes devido a infeções do trato urinário inferior (cistite) ou incontinência urinária de esforço (como resultado de alterações anatômicas relacionadas com a menopausa). Em qualquer caso, é aconselhável discutir o assunto com o seu médico.